Angorá turcos


O Angorá turco é uma raça originária da Turquia. O seu nome deriva da capital, Angorá, cidade que actualmente se chama Ancara. O Angorá foi a primeira raça de gatos de pêlo comprido. Não foi até ao século XVI que a raça chegou à Europa. Mas quando chegou tornou-se moda, as pessoas começaram a gostar deste gato, e pouco a pouco se estendeu por todo o mundo. A raça Angorá turca foi utilizada para criar muitas das diferentes raças de pêlo comprido que existem actualmente, especialmente a Persa.

O gato Angorá turco é de tamanho médio e corpo atlético como musculoso. As suas pernas compridas e as suas patas delgadas ajudam a reforçar essa sensação de elegância. A sua cauda, comprida e grossa, estreita-se até à ponta.

A cabeça destes gatos é ligeiramente pequena e nela podemos encontrar um longo nariz, umas grandes orelhas ligeiramente pontiagudas e muito rijas, e uns olhos também grandes, de forma amendoada, que podem ser âmbar, cobre, verde, azul ou mistos (nos exemplares de cor branca).

Angorá turco Fotos do Angorá turco

A sua pelagem é comprida, sedosa, muito suave e sem pelagem interna. Este pêlo não se desenvolve por completo até o gato chegar aos 2 anos de idade. No gato Angorá aceitam-se todos os esquemas de cor, excepto o siamês. A cauda e as orelhas do gato apresentam pelagem abundante.

A raça Angorá é uma raça brincalhona, cheia de energia e muito carinhosa. São gatos muito curiosos, apesar de relativamente calmos. Mas são gatos muito sociáveis, necessitados de companhia e afecto. Não suportam a solidão. Cuidado com os seus caprichos, pois tem um carácter forte e não aceita bem ser contrariado.


Condições de uso